Neon Indian – Era Extraña (2011)

 

R-3134791-1351453294-5259.jpeg

 

Parte da primeira leva de artistas do que se convencionou chamar chillwave, o Neon Indian surgiu na segunda metade dos anos 2000 como catalisador das ideias musicais de Alan Palomo (e visuais de Alicia Scardetta).

Após um elogiado e derretido debut (Psychic chasms, de 2009), Palomo está de volta com um novo trabalho, Era extraña, gravado em Helsinki (Finlândia) e lançado via Static Tongues.

 

 

Trabalhando junto a Dave Fridmann (lendário produtor indie chegado em psicodelia e drone, que trabalhou com Flaming Lips, Mogway e Mercury Rev, entre outros), o Neon Indian apresenta em Era extraña um trabalho mais estruturado que seu predecessor, construído à base de batidas eletrônicas tranquilas e verdadeiras cascatas de sintetizadores e guitarras.

 

“Polish girl” e “The blindside kiss”, segunda e terceira faixas do álbum retratam bem essa descrição: a primeira é um electro clássico, com cara de anos 80; a segunda um shoegaze que poderia tranquilamente estar em um disco do My Bloody Valentine.

 

 

Quando se juntam, essas características geram faixas híbridas como a ótima “Suns irrupt”, um mar de beats encoberto por um nevoeiro de barulho.

Neste caminho entre os anos 80 e os 90, o Neon Indian segue criando suas músicas atmosféricas e sonhadoras nessa era estranha em que vivemos (desculpem, não resisti). Você pode até chamá-lo de chillwave, mas não deixe que este rótulo limite sua experiência ao ouvir Era extraña.

Anúncios

2 comentários sobre “Neon Indian – Era Extraña (2011)

  1. Pingback: Royal Bangs – Flux Outside (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: Washed Out – Paracosm (2013) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s