Vanguart – Boa Parte De Mim Vai Embora (2011)

Quando os cuiabanos do Vanguart lançaram seu primeiro e homônimo disco, lá em 2007, ficou claro que despontava ali uma banda promissora.
Tendo à frente o vocalista Hélio Flanders e tocando rock com cara de Brasil e influências que iam do indie ao folk, o grupo cravou pelo menos duas faixas na cabeça de quem ouviu Vanguart, o disco: “Semáforo” e “Cachaça”, duas das seis cantadas em português (de 14 no total).

Quatro anos depois, o ex-quinteto (hoje sexteto, com a entrada de Fernanda Kotschak) entrega seu aguardado novo álbum, Boa parte de mim vai embora.

Lançado pela Vigilante, o disco traz 13 canções em português, confirmando o desejo da banda de se aproximar ainda mais de seu público – e provavelmente conquistar novos fãs – com um trabalho mais popular.

Quando ouvi a primeira faixa do álbum fiquei um tanto assustado com esse anseio do Vanguart. “Mi vida eres tu” começa lembrando Raul Seixas e no refrão soa como, acreditem, o sertanejo pop de hoje em dia. Passado o susto, “Se tiver que ser na bala, vai” põe as coisas nos eixos, e expõe os sentimentos presentes em Boa parte de mim vai embora.

Relacionamentos e suas consequências dão o tom nas composições, e arranjos simples acompanham Flanders e o baixista-dançarino Reginaldo Lincoln enquanto eles cantam sobre separações, partidas, mudanças, e toda sorte de dores de cotovelo.

O trompete de Hélio e o violino de Fernanda reforçam o melancólico clima de encontros e desencontros do disco, que mesmo todo em português nada tem de regionalismos. É uma obra baseada nas linguagens universais do pop e dos corações partidos.

Em Boa parte de mim vai embora Hélio Flanders se afirma como um dos grandes compositores da nova geração brasuca, e um Vanguart menos folk e mais pop dá adeus à Cuiabá de 2007 e vem mais maduro, triste e belo dizer olá ao mundo em 2011.

Recomendado!

Anúncios

Um comentário sobre “Vanguart – Boa Parte De Mim Vai Embora (2011)

  1. Pingback: Mensalão Do P.C.P – Agosto 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s