The Dirtbombs – Party Store (2011)

 

Qualquer pessoa ligada em música que tenha vivido em Detroit na terra durante os anos 80 não passou incólume por nomes como Juan Atkins, Kevin Saunderson, Derrick May e Carl Craig, referências obrigatórias quando o assunto é música eletrônica,  e mais especificamente o que depois veio a ser conhecido como Detroit techno.

Mick Collins, vocalista, guitarrista e fundador do combo garageiro (de Detroit) Dirtbombs esteve nos clubes, viu esses caras tocarem, comprou seus discos e agora pôs em prática com sua banda uma das ideias mais originais dos últimos tempos: fazer versões roqueiras de clássicos do techno de Detroit.

 

 

O resultado dessa experiência é o álbum Party store, lançado em 1º de fevereiro pela In The Red Records. E para minha surpresa, as 08 faixas presentes no biscoito mostram que os Dirtbombs – que já haviam feito algo parecido, regravando clássicos da música negra no disco Ultraglide in black, de 2001 – têm a manha de reconstruir músicas, imprimindo nelas sua personalidade.

Momentos históricos da dance music são repaginados em Party store, ganhando roupagem roqueira; e onde antes havia sintetizadores, loops e drum boxes há riffs crus de guitarra, linhas de baixo e bateria orgânica (embora também haja um ou outro beat eletrônico).

 

 

Não adianta falar muito, este é um álbum que precisa ser ouvido, principalmente para quem já dançou ao som de clássicos como “Good life”, do Inner City – aqui com os vocais cheios de alma de Mick Collins – e a proto-tudo (lançada em 1981) “Shari vari”, do A Number of Names, ambas preferidas da casa.

Vale escutar as originais e depois comparar com as versões do Dirtbombs. Só não vale ser purista.

Recomendado.

 

 

PS: Aqui tem, mas é ilegal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s