PJ Harvey – Let England Shake (2011)

Quando um artista do calibre de PJ Harvey lança um novo trabalho, o ouriço é geral. Desde que começou a carreira e lançou seu primeiro álbum (o essencial Dry, de 92), a cantora inglesa vem arrebatando uma legião de fãs, e não sem méritos é considerada por muitos a rainha do indie rock.

Ao longo desses tantos anos de estrada, PJ se reinventou – dentro de seus próprios limites – e indo das guitarras nervosas ao piano mais dor de cotovelo, expôs de várias formas suas vísceras e sentimentos.
Agora, com Let England shake a musa mais uma vez reconstrói seu caminho musical, usando fragmentos da história de seu país natal como tema para suas letras e – ao lado dos velhos parceiros John Parish, Mick Harvey e Flood – criando canções que têm cara de PJ Harvey, mas que soam diferentes de tudo que ela já fez.

Por vezes o álbum beira o folk, e PJ explora variações de timbre vocal (o que às vezes não funciona muito bem, vide a aguda “On battleship hill”) ou lembra outra cantora inglesa – Siouxsie – como na faixa-título que abre Let England shake. Os arranjos do disco são simples, construídos para acompanhar a melancolia presente em suas 12 faixas; não há guitarras estridentes nem pianos doloridos, e é o trabalho mais conceitual de sua carreira, servindo como um mergulho na dualidade da história inglesa.

Definitivamente este é um álbum para se ouvir com calma. E mais de uma vez.

PS: Lembrando que há um canal no Youtube para os vídeos que acompanham cada uma das faixas de Let England shake, todos dirigidos pelo fotógrafo de guerra Seamus Murphy.

Anúncios

Um comentário sobre “PJ Harvey – Let England Shake (2011)

  1. Pingback: mr. Gnome – Madness In Miniature (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s