Wire – Red Barked Tree (2011)

Banda ímpar na história do rock and roll, os veteranos do Wire estão na estrada a muito, muito tempo. Desde o ano mágico de 1976, os ingleses vêm construindo uma carreira que mesmo irregular (principalmente durante os anos 80) tem momentos irrepreensíveis.

Seus dois primeiros álbuns (Pink flag, de 77 e Chairs missing, de 78) são marcos do punk rock, pós punk, art rock, ou seja lá o que for. Clássicos absolutos.

Após a volta da banda à estrada (se separaram no começo dos 90’s e se reuniram em 2000), lançaram dois bons trabalhos – Send ultimate, em 2003; Object 47, em 2008 – pelo selo próprio Pink Flag. E agora em janeiro chega ao mercado seu novo disco, Red barked tree, também via Pink Flag.

Em primeiro lugar, não há como comparar Red barked tree com os já citados primeiros álbuns do Wire. O tempo passou para Colin Newman e cia., e aquela insanidade dos 70’s foi substituída por – faltando uma palavra melhor – maturidade. A energia continua alta em faixas como “Smash”, “Now was”, “Two minutes” e na preferida da casa “A Flat tent”, mas os experimentalismos (rítmicos) e demais esquisitices ficaram para trás. E isso não é um problema.

Red barked tree é um disco direto, com momentos que pendem realmente para algo próximo do pop. Não pela fácil digestão, mas pela linearidade dos arranjos e construção de cada uma de suas 11 tracks. É um grande álbum pós punk, com canções que soam como as melhores dos melhores trabalhos do gênero. E isso já basta.

Recomendado!

Um comentário sobre “Wire – Red Barked Tree (2011)

  1. Pingback: Vídeo – Wire Live @ Rockapalast (1979) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s