Gil Scott-Heron And Jamie XX – We’re New Here (2011)

 

Gil Scott-Heron é uma figura no mínimo emblemática dentro da música contemporânea. Representante maior do spoken word e considerado por muitos um dos pais do rap – notoriamente por seu álbum de 1970, Small talk at 125th and Lenox – o homem passou por maus bocados nos últimos tempos, até que ano passado Richard Russel o resgatou e a sua XL Recordings lançou o ótimo I’m new here, primeiro álbum de Heron em 15 anos e momento de retomada em sua carreira.

Já Jamie Smith – aka Jamie XX – é um jovem (mesmo!) músico e produtor, membro do The XX, quarteto formado há apenas três anos que debutou em 2009 com o elogiado disco XX.

A admiração do moleque inglês pelo senhor norte-americano de 61 anos começou a render frutos quando, em 2010, Jamie passou a reconstruir as faixas de I’m new here e disponibilizá-las na rede, antecipando o lançamento de We’re new here, álbum onde ele remixa 13 das das 15 músicas do original, com lançamento previsto para 21 deste mês de fevereiro.

 

 

Não vou me ater a fazer um faixa-a-faixa, porque sinceramente acho desnecessário. Basta dizer que Jamie XX adicionou a I’m new here o frenesi contido, a tremedeira anfetaminada e os efeitos fantasmagóricos do dubstep, arrancou o vozeirão de Scott-Heron daqui, colocou ecos e muitos graves ali, e transformou o blues dolorido de “I’ll take care of you” em um house (!) maneiríssimo.

Se você esteve fora do planeta nos últimos meses, ouça as versões XX para “NY is killing me” e para a já citada “I’ll take care of you”. Você não irá se arrepender.

Recomendado!

 

3 comentários sobre “Gil Scott-Heron And Jamie XX – We’re New Here (2011)

  1. Pingback: Radiohead – TKOL Remixes (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

  3. Pingback: The XX – Coexist (2012) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s