CHBB – CH – BB (1981/1998)

 

CHBB foi um projeto de vida curtíssima formado e encerrado pelos monstros Chrislo Haas e Beate Bartel (daí o nome CHBB) em 1981 na cidade de Düsseldorf. Caso desconheça ou não ligue os nomes às pessoas, (o saudoso) Chrislo fundou as bandas D.A.F e Der Plan além de tocar no Crime & The City Solution; já Beate esteve entre as fundadoras do Mania D. (que germinaria no Malaria!) e do seminal Einsturzende Neubauten. Isso, claro, é um pequeno resumo da história musical de ambos.

Durante seu único ano de atividade como CHBB o duo lançou 4 fitas cassete em edições limitadas a 50 cópias, com capas monocromáticas (cinza, preta, azul e vermelha) e, musicalmente, trazendo vários pedaços do enorme quebra-cabeças que se tornaria a música eletrônica feita dali em diante. Industrial, EBM, techno, electro, termos ainda não cunhados há quatro décadas estão aqui, bem como estariam no grupo que Hass e Bartel formariam ainda em 81 com a vocalista Krishna Goineau, este provavelmente mais conhecido, o Liaisons Dangereuses.

Essas fitas, hoje vendidas a preço de ouro, foram compiladas num vinil não-oficial lançado em 1998 ( depois em 2017 e 2018, também como cassete), e é essa coletânea, chamada simplesmente CH-BB que roda agora aqui fazendo jus ao nome do blogue. Como dito no parágrafo acima, o que se escuta nela são caminhos que anos depois seriam percorridos por um sem número de artistas, de Front 242 a The Hacker, então aumente o volume e vislumbre o futuro como era previsto no distante 1981.

Essencial!

 

2 comentários sobre “CHBB – CH – BB (1981/1998)

  1. Caralho Fabião !! Que chapação louca mano !!! Me lembro vagamente desse projeto, conhecia um ou dois sons…Deixa eu perguntar uma parada: tá fazendo aqueles adesivos foda ? Se sim, eu quero, manda os valores pra eu, por favor !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s