The Pastels – A Truckload Of Trouble: 1986 – 1993 (1993)

O Pastels é uma banda escocesa catalogada como parte vital da fervilhante classe de 86, isso, claro, oficialmente. Pra mim eles fazem parte de uma época recheada de fanzines, revistas e pôsteres roubados em bancas de jornal, camisetas listradas e fitas cassete.

Como muitos de seus pares, o grupo nasceu no começo da década perdida para florescer durante a explosão da chamada C-86 e nos anos seguintes influenciar um sem número de outras bandas.

Fundindo influências que vão de Big Star a Ramones, passando por Smiths e Velvet Underground, durante sua (longa) vida os pastéis de Glasgow tiveram em suas fileiras como membros temporários/colaboradores alguns músicos dos já citados pares contemporâneos, como David Keegan (Shop Assistant), Eugene Kelly (Vaselines, Eugenius), Norman Blake e Gerard Love (Teenage Fanclub), entre vários outros.

Essa coletânea A Truckload of trouble saiu em 93 e reúne grande parte dos singles que a banda lançou pela Fire Records no período compreendido no título do álbum (dentre os quais as preferidíssimas da casa desde sempre “Comin’ through” e – ahhhhhhhhhhhhhhhh ❤️ – “Nothing to be done”).

Logo menos a gente desenterra outros queridos desse tempo sonhador e maravilhosamente chapado – como BMX Bandits e Razorcuts, por exemplo – e certamente colocaremos na roda outros álbuns do Pastels. Por hora essa compilação pode servir bem a quem desconhece sua história e importância para o tal de indie rock, e pra quem já tá ligado, é só apertar o play e se deixar levar.

Essencial!

Ou


3 respostas para “The Pastels – A Truckload Of Trouble: 1986 – 1993 (1993)”.

  1. […] twee pop, vocais monótonos à Calvin Johnson dividindo os microfones com doces vocais femininos à Pastels (e Belle and Sebastian e tantas outras), guitarras de 12 cordas que te levam direto aos pais desse […]

  2. […] musicais do RAYS, da crueza Velvet/Flying Nun para algo mais próximo a Television Personalities, Pastels, Dolly Mixture e outros adeptos do indie DIY oitentista prediletos por aqui. Quase como se […]

  3. […] no Reino Unido, berço da C-86 e adjacências musicais, é provável que estivessem lado a lado com Pastels, Shop Assistants e etc, ou antes no rolê com o Television Personalities, mas a geografia separou […]

Deixe um comentário