The Hellacopters – High Visibility (2002)

Já falei um pouco sobre o Hellacopters aqui no blogue, quando escrevi sobre Payin’ the dues, disco dos suecos lançado em 99 e desde sempre meu preferido na carreira da banda. Mas mesmo não postando mais nada dos caras por aqui continuei acompanhando o movimento que os tirou das garagens nórdicas e os colocou – ainda que por pouco tempo – no cast da Universal e nas rádios rock mundo afora.

High Visibility é justamente esse ponto de transição, marca definitivamente o amadurecimento da banda, a porra toda, e é um baita disco de hard rock. A energia visceral dos primeiros discos vem com grandes doses de melodia, sem dúvidas deixando os Hellacopters menos punk, mas ainda há anos-luz do rock-duro-pau-mole farofa que há tantos anos assola o mundo.

Enfim, o negócio é que dei toda essa volta só pra dizer que neste álbum, onde há uma revitalização do rock clássico, não poderia faltar um guitarrista cheio de riffões e solos precisos; esse cara era Robert ‘Strängen’ Dahlqvist, que estreava no grupo. E a notícia triste é que os Hellacopters divulgaram hoje uma nota em sua página no fuckbook informando a morte de Strängen.

Ainda não se sabe do que ele morreu, mas o cara tinha apenas 40 anos e é uma perda lastimável. Impossível ouvir “Toys and flavors” ou “Envious” – pra citar só duas faixas – e não se sacudir inteiro com a guitarra cheia de alma de Dahlqvist, que empunhou as palhetas justamente na fase de maior sucesso dos Hellacopters e que infelizmente não estará presente no aguardado retorno da banda. Uma pena.

Descanse em paz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s