Em 10 de setembro de 1991, há exatos 25 anos, o mundo da música sofria um abalo do qual nunca se recuperaria: era lançado pela Geffen o primeiro single de Nevermind, segundo disco do Nirvana, chamado “Smells like teen spirit”. A música, que como todos sabem foi uma tentativa de Kurt Cobain escrever algo nos moldes do Pixies, levou o rock alternativo além dos guetos lado b e o transformou definitivamente no que ele é hoje, um produto rentável e aceito pelas massas.
Isso, claro, é informação passada. Nesse último quarto de século “Smells like teen spirit” deixou de ser uma canção para se tornar objeto de estudo de jornalistas, historiadores, antropólogos, sociólogos e afins; foi a peça chave e o supra sumo de uma cena que é chamada por muitos de o último suspiro do rock, o tal grunge.
Mas não me cabe fazer parte dessa seara de estudiosos teóricos, porque meu lance com Teen spirit é empírico, físico. Eu estava lá, no olho do furacão que varreu a terra em 1991, sendo tragado por aquele riff de guitarra e pelos gritos de Kurt, com a camisa xadrez amarrada na cintura e as calças rasgadas. Hoje, com as luzes apagadas, é menos perigoso pensar sobre aquela época.
Eu já vinha desbravando o novo mundo do rock de guitarras, de Teenage Fanclub a My Bloody Valentine, de Husker Du aos citados Pixies, que se misturavam ao punk e pós-punk, à dance music e a tudo que fervia se misturando no molho que formava minha personalidade. Mas então a MTV pôs no ar o clipe de “Smells like teen spirit” e tudo veio abaixo, os hormônios entraram numa euforia até então desconhecida e de repente tudo, absolutamente tudo cheirava ao espírito adolescente. Nada, nunca mais, seria como antes.
Enfim, tão intensa quanto essas memórias somente a daquela fatídica tarde de abril de 94, pouco antes de completar 18 anos e completamente entorpecido, quando a mesma MTV que rodou pela primeira vez “Teen spirit” noticiou a morte de Kurt Cobain, pondo fim a uma história cheia de som e fúria…
Pingback: Playlists PCP: Class of ’91 (Parte 01) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS
lembro-me nitidamente a epoca em que esta musica fez sucesso, foi bem proxima da epoca do new order Technic o qual voce ja tinha falado.Era uma epoca de solterice, bebida, festa com amigos,dormir fora da casa dos pais,, meu casamento, procura de local pra morar etc. O nirvana , na minha modesta opinião foi o que aconteceu de melhor e mais original no cenario musical na decada de 90.E esta musica define bem isto. Obrigado por me lembrar destes momentos.Lembro-me que nesta epoca tinha o Metalica fazendo sucesso.Abraços amigo.