Prince – The Black Album (1987/1994)

 

Na última quinta-feira o mundo dos movidos à música foi pego de surpresa com a morte de Prince Rogers Nelson, o homem conhecido simplesmente como Prince, ou artista, ou simplesmente como ‘o símbolo do amor’.

Dono de alguns dos maiores sucessos da música pop e compositor de tantos outros que não cantou (“Nothing compares to you” é apenas um exemplo), ele foi durante os anos 80 (mais) e 90 (menos) tão popular quanto Michael Jackson e Madonna, levando a androginia e o sexo às paradas de sucesso, ao cinema e ao imaginário das massas.

Em parte esse mesmo espírito transgressor acabou afastando Prince do reinado pop quando – diferente dos dois outros citados – ele virou às costas à internet, deixando de lado uma geração que, graças a essa atitude conservadora, não pode conhecer melhor a obra do multi instrumentista de Minneapolis.

Quando pensei em prestar uma homenagem a ele foi difícil escolher um álbum. Cresci ouvindo 1999, Purple rain, Sign o’ the times, Graffiti bridge, e com o tempo fui descobrindo praticamente todos seus discos, inclusive este que decidi por na roda como tributo: o obscuro Black album.

 

 

Hoje não há quem goste de Prince e não conheça a história do disco preto, mas vamos a um breve resumo. Este álbum deveria ter sido lançado em 1987, mas algumas semanas antes de chegar às prateleiras Prince decidiu abortá-lo pois o achou sombrio demais e a Warner, como boa empresa conservadora, não aprovou as letras.

Os vinis foram destruídos, ou ao menos assim se pensou à época, já que pouco tempo depois começaram a surgir bootlegs, fitas cassete e afins, até que em 1994 a mesma Warner decidiu lançar oficialmente Black album.

Musicalmente o disco traz tudo que os fãs de Prince se acostumaram a ouvir: funk, soul, rock, r&b, pop e toda genialidade desse cara que partiu tão cedo e inesperadamente. Fica sua arte e uma enorme saudade.

Descanse em paz, Prince! Vá fazer a festa onde quer que esteja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s