Leftfield – Alternative Light Source (2015)

Há longos 16 anos o ex-duo Leftfield não lançava um disco inédito. Desde Rhythm and stealth muita coisa aconteceu, tanto com os londrinos quanto com a dance music que ajudaram a popularizar.

De 99 pra cá Paul Daley partiu para uma carreira solo e deixou Neil Barnes como nome e rosto do Leftfield; já a música eletrônica para pistas cresceu, deixando de ser ‘som de clubber’ para arrastar multidões gigantescas à festivais também gigantescos.

No entanto, e para nossa alegria, Barnes parece não se interessar muito por dubstep, EDM ou outros modismos, e voltou em junho último com um novo disco que parte exatamente de onde o Leftfield parou. Com vocês, Alternative light source.

No retorno do Leftfield Neil Barnes escolheu uma ótima lista de convidados para colaborar no trabalho: Tunde Adebimpe – vocalista do TV On The Radio -, Channy Leaneagh (do Poliça), Ofei e a dupla de rappers Sleaford Mods emprestam suas vozes a 6 das 10 faixas do álbum em seus enxutos 52 minutos.

E musicalmente, como dito no terceiro parágrafo, Alternative light source segue o caminho que seu autor ajudou a pavimentar. A riqueza rítmica do disco (há electro, hip hop, ambient) é guiada pela house music de veia progressiva, sombria e hipnótica que já desponta nos sete minutos de “Universal everything”, sua segunda faixa, e pulsa forte novamente em “Little fish”.

Essa volta do Leftfield me pegou de surpresa, e surpresas assim são sempre bem vindas. Um grande retorno com um belíssimo álbum, que flui tão naturalmente que nem parece ter sido lançado após um hiato tão grande.

Altamente recomendado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s