Ibeyi – Ibeyi (2015)

O mundo definitivamente pode ser um lugar maravilhoso sem prozac, basta ouvir a música certa, aquela que te dá um estalo. E as gêmeas Lisa-Kainde e Naomi Diaz definitivamente fazem essa música.

Nascidas na França, as filhas do grande percussionista Anga Díaz (do Buena Vista Social Club) começaram a estudar a tradição musical da terra natal do pai (Cuba, onde viveram por pouco tempo) após sua morte, quando tinham apenas 11 anos, e por insistência da mãe começaram a escrever canções e se apresentar em Paris sob o nome Ibeyi.

Em 2013 o chefe da XL Recordings, Richard Russell – o mesmo que resgatou Gil Scott-Heron das ruas – viu um vídeo das meninas no Youtube, foi atrás delas e já no ano seguinte punha no mercado seu primeiro e homônimo EP. Pouco tempo depois, em fevereiro de 2015, nascia então o também homônimo disco cheio de Lisa e Naomi.

O poder do Ibeyi vem de três fontes distintas, cada uma delas vibrando intensamente nas 13 faixas do álbum: a herança iorubá, levada da África a Cuba pelos escravos (e chamada na ilha de lucumi, língua que divide espaço com o inglês no disco), a emoção incontida da soul music e o lado mais sombrio do trip-hop.

O fruto dessa mistura é inebriante, forte e de uma enorme, mas enorme beleza. Tratando de temas delicados e invariavelmente tristes como morte e separação, as jovens franco-cubanas – com a ajuda de Russell, que produziu o álbum e serviu como uma espécie de guia – injetam espiritualidade entre samples e batidas eletrônicas, cajón e piano, colocando lado a lado os deuses iorubá e as ruas parisienses.

Infelizmente Ibeyi ainda não está disponível para audição em streaming, mas assim que rolar a gente atualiza o post. De qualquer forma consiga sua cópia, real ou virtual, e enquanto isso assista logo abaixo uma apresentação das gêmeas.

Belíssimo disco, altamente recomendado!

Anúncios

2 comentários sobre “Ibeyi – Ibeyi (2015)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s