Boards Of Canada – The Campfire Headphase (2005)

Por Sarah Rogieri

Se você pensar nos documentários VHS exibidos pelas escolas em meados dos anos 80/90, nos chiados das fitas cassetes antigas e nas cores das manhãs da sua infância, sua mente vai produzir imagens que muito provavelmente se materializam como som nas músicas do duo eletrônico Boards Of Canada.

Os irmãos Mike Sandison e Marcus Eoin, que se inspiram nessas lembranças nostálgicas e subterrâneas e abusam de equipamentos analógicos para dar evasão a elas, resolveram envolver a ambientação classuda da sua música nas camadas misteriosas de uma floresta, no seu 3º disco de estúdio, lançado em 2005 pela Warp, The Campfire Headphase.

Nesse álbum instrumental, o ar de trilha sonora que o Boards Of Canada impregna no seu inconsciente é suficiente para evocar memórias e misturá-las a ficção, no passeio campestre em que o disco te conduz enquanto as infinitas camadas de som se dissipam numa atmosfera onírica e sensorial.

Os diversos samples de barulhos da natureza espalhados pelo álbum contextualizam você nesse suposto acampamento e te convidam a sair da barraca para explorar as paisagens que vão se formando na sua cabeça, com aquela textura de super 8 quando confronta o Sol.

Não é à toa que o duo leva tanto tempo entre um lançamento e outro, tamanhos são os detalhes e o cuidado presentes nos álbuns. A viagem instrumental daqui libera seu racional de interpretações e deixa você livre pra sentir a tranquilidade de trocar a correria funcional das cidades por um passeio contemplativo no campo. Mesmo que só no campo mental.

Sem mapa, o play vai queimar seu combustível cósmico por 62 minutos. Vá fundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s