Em 1996 o então diretor estreante Doug Pray teve a ideia sensacional de realizar um documentário sobre a cena musical que saiu da chuvosa Seattle e suas cercanias epara invadir nove entre dez lares mundo afora nos anos 90: o grunge.
Chamado por aí de ‘a última grande revolução roqueira’, o grunge passou a ditar moda (basicamente) com a explosão de Nervermind e Ten, mas bem antes disso o bicho já pegava e muitas, mas muitas bandas que depois caíram no caldeirão das camisas xadrez já esmigalhavam tímpanos ali pelas cercanias da Sub Pop (inclusive o Mudhoney, que nasceu do Green River, e é considerado por aqui como o representante mór do ‘som de Seattle).
Enfim, entre metal, punk, experimentalismos e o diabo a quatro o grunge nasceu, cresceu e morreu (morreu?), e Doug Pray conseguiu, através de entrevistas, depoimentos, ironia, sarcasmo (pense no nome do filme…) e claro, muita música, retratar a cena que em pouco tempo mudou os rumos da música para sempre.
Agradeço ao amigo Al Schenkel por ter subido a versão legendada para o youtube. E abaixo do filme vai a trilha sonora do mesmo, igualmente recomendada.
Go for it, grunges!
O filme
A trilha sonora
Completo e legendado no YouTube 🙂
Pingback: Especial: Pearl Jam E Suas Bootlegs | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS
Pingback: Playlists PCP: Class of ’91 (Parte 01) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS
Tem pra download? Saiu do youtube