Racionais MC’s – Cores & Valores (2014)

12 anos separam Nada como um dia após o outro dia e Cores & valores, o novo disco dos Racionais MC’s. Mais que isso, hoje o caminho do rap nacional é outro, aliás o caminho do rap de uma forma geral é outro.

Em 2002 não havia – ao menos fora do gueto – Criolo, Emicida, Flora Matos e outros nomes hoje em alta rotação nos circuitos culturais do Brasil, e no mundo além mar termos atualmente associados ao hip hop, como bass music e trap, nem engatinhavam. É neste cenário que chega Cores & valores.

Liricamente o disco é, a grosso modo, puro Racionais: agressivo, sem meias palavras ou recortes poéticos; sem gracejos ou piadas. É papo reto de quem veio da quebrada para quem anda na quebrada, mesmo no romantismo de “Eu te proponho”.

Musicalmente é pesado nos graves e batidas, influenciado claramente pelos gêneros citados no segundo parágrafo – mas sem dispensar o funk e seus grooves – e funciona como uma mixtape; as faixas são curtas (algumas apenas pequenas vinhetas) e se colam uma na outra, contando uma história que dura enxutos 35 minutos.

Enfim, Cores & valores é o Racionais de sempre, a despeito do falatório exagerado sobre seus supostos novos caminhos. É pra frente que se anda, não?

Altamente recomendado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s