Aphex Twin – Caustic Window (1994/2014)

caustic window Resumidamente a história de Caustic window, o já famoso ‘disco perdido’ do grande Richard D. James é a seguinte: o álbum de 15 faixas foi produzido em 1994 e deveria ter sido lançado no mesmo ano, mas os planos foram abandonados e apenas cinco cópias do vinil foram prensadas.

No início deste ano uma das cópias apareceu à venda no Discogs, mas antes de ser vendida uma parceria entre o Reflex – selo do próprio Aphex Twin – e o fórum We Are The Music Makers (WATMM) iniciou um projeto no Kickstarter, no qual os fãs pagariam a módica quantia de 16 dólares e receberiam uma cópia digital do álbum.

A meta era de $9.300, mas foram arrecadados $67.424 e mais de 4.100 pessoas puseram mãos e ouvidos no ‘brinde’. Obviamente Caustic window pipocou na rede, e você pode ouvi-lo abaixo:

Musicalmente o disco não apresenta novidades a quem acompanha a trajetória de Aphex Twin: é uma mistura insana de ambient, techno, barulhos, efeitos, abstrações, batidas ora tortas ora lineares, um quadro já muito bem visto por exemplo em Selected ambient works.

Mas Caustic window tem aquela aura de (re)descoberta, e ouvir seus quase 70 minutos é entender – em partes – como Mr. James chegou em 2014 a Syro, seu mais recente trabalho, que aparece em breve por aqui.

Recomendado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s