Shuggie Otis – Introducing Shuggie Otis (2013)

Shuggie Otis é o caso típico de artista que pouca gente conhece, mas todos – ou quase – já ouviram, seja em uma trilha sonora ou sampleado por algum jovem produtor/DJ.

Nascido há 60 anos em Los Angeles, Otis tem uma discografia curta, com três álbuns lançados entre 1970 e 1974 (Here comes Shuggie Otis, de 70; Freedom flight, de 71 e Inspiration information, de 74), e ao que consta prepara um novo trabalho para este ano. Antes, porém, Legacy e Epic – que provavelmente irão lançar o tal trabalho inédito – espertamente colocaram no mercado a coletânea Introducing Shuggie Otis, que abraça parte desse período e é a bola da vez aqui no PCP.

A faixa acima, “Strawberry 23”, é provavelmente a mais conhecida na carreira de Shuggie. Foi regravada pelo Brothers Johnson – com quem se tornou hit – e entrou para a trilha sonora de Jackie Brown, graças ao bom gosto de Quentin Tarantino.

E mesmo que ela não resuma o que se passa nas demais 9 canções da compilação, aponta o norte para entender, a grosso modo, o caminho musical de seu autor: soul music psicodélica, com uma pegada hippie, chapada, que fez (e faz) a cabeça de músicos normalmente não associados ao universo do groove, como Sean O’Hagan (High Llamas)e Tim Gane (Stereolab).

Em Introducing há também momentos de imersão no deep funk, outros mais blueseiros, outros puramente lisérgicos; e como deve ser uma boa coletânea, instiga a conhecer os álbuns originais pra mergulhar nas trips de Shuggie Otis.

O que aliás é altamente recomendado!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Shuggie Otis – Introducing Shuggie Otis (2013)

  1. Pingback: José González – Vestiges & Claws (2015) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s