
Por Frederico Nercessian (Frederico Nercessian)
Marquee Moon é um álbum complexo, assim como sua banda, Television. Considerada uma das precursoras do movimento punk que atingiu Nova Iorque nos anos 70, ela foi pioneira a tocar no CBGB, antes mesmo de Ramones, Patti Smith e tantos outros clássicos. Entretanto, algumas pessoas não entendem o porque dela ser considerada punk. O motivo? Marquee Moon não reúne riffs de guitarra tão sujos e simples como a maioria das outras bandas, muito menos letras fortes, ostensivas e diretas. Apaixonado por literatura e poesia, principalmente a francesa, Tom Verlaine, idealizador do grupo junto a Richard Lloyd, buscou misturar a complexidade do jazz com o rock, assim como utilizar os escritos clássicos e buscar influências em bandas como Velvet Underground, Neil Young e Bob Dylan para compor suas músicas.
Considerado por muitos críticos como um dos álbuns de início mais influentes da história, Marquee Moon traz composições que remontam ao cotidiano da cidade americana, com um misto de melancolia e decepção, assim como muita ironia e sarcasmo, e entre tantos momentos ímpares do disco, destacamos “Venus”. A segunda música do álbum mistura a reflexão diária com figuras de linguagem, no caso Venus de Milo, uma das esculturas mais importantes da história da arte, onde ele pede o abraço de uma imagem que não possui braços.
Marquee Moon também é o nome de uma canção, não por acaso a mais conhecida do grupo. Pontos de discórdia e muita ambiguidade foram postos nessa letra; a guitarra também se tornou famosa na canção, são quase 11 minutos de música que permitem reflexão sobre cada uma das palavras. Rimas e figuras de linguagem também aparecem constantemente, principalmente em “Prove It”, a penúltima música do álbum.
Muita história também está entrelaçada ao Television, como a expulsão de outro ícone do punk, Richard Hell, e o namoro de Tom com Patti Smith. O tom debochado, junto à voz e a guitarra por vezes quase claustrofóbica do genial Tom Verlaine que mais parece lamentar aquela década, situação e marasmo compulsivo e sufocante, combinam perfeitamente com toda o caminho da contra cultura de onde vieram e que ajudaram a pavimentar. Não à toa, eles influenciaram uma grande quantidade de bandas, incluindo os preferidos da casa Sonic Youth. Apesar de não ter sido um sucesso de vendas em Nova Iorque, o que convenhamos não interessa porra nenhuma, Marquee Moon é até hoje e para sempre uma das pedras fundamentais desse tal de rock and roll.
Ouça no talo!
Faixas:
See No Evil
Venus
Friction
Marquee Moon
Elevation
Guiding
Light
Prove It
Torn Curtain

