Camper Van Beethoven – La Costa Perdida (2013)

O Camper Van Beethoven é daquelas bandas que ninguém conhece, a não ser outros músicos de alguma forma influenciados por eles (que são poucos, diga-se) ou pessoas de sorte. Eu me enquadro na segunda categoria.

O responsável pela apresentação foi o reverendo Fabio Massari, em alguma madrugada adolescente dos anos 90 através de seu mítico lado B. A música em questão era “Take the skinheads bowling” (de 85), cujo vídeo você vê abaixo e que até a chegada da internet não me saiu da cabeça; com o Napster foi fácil e rápido descolar parte da discografia dos californianos, e assim o tempo passou.

E como 2013 parece ser um ano em que alguns dinossauros resolveram sair da hibernação, eis que David Lowery, Jonathan Segel e cia. resolveram quebrar um silêncio de sete anos para lançar em janeiro último seu oitavo álbum de estúdio, chamado La costa perdida.

O disco, que saiu via 429 Records, é uma longa homenagem à costa norte da Califórnia, onde os integrantes do Camper Van Beethoven nasceram e cresceram; pequenas histórias sobre a região (de San Francisco) são contadas em suas 10 canções e pouco mais de 40 minutos.

Musicalmente, La costa perdida passeia por muito do que a banda já fez em seus 30 anos de estrada. Há elementos de folk ‘surrealista’ – que é como a banda se auto rotulava lá nos anos 80; há a caipirice da faixa-título; há a psicodelia espalhada de diversas maneiras em diferentes momentos; há o romantismo de verão; há até algo como um ‘ska yankee’ (“Peaches in the summertime”). E tudo é meio preguiçoso, chapado, com cara de tarde preguiçosa e ensolarada.

Resumindo a ópera, é bom ver e ouvir o Camper Van Beethoven de volta à ativa, ainda honestos, despretensiosos e divertidos.

La costa perdida está disponível para audição no site da 429.

Recomendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s