Darkstar – News From Nowhere (2013)

darkstar-news-from-nowhere-warp225

O trio Darkstar surgiu ainda como uma dupla ali na esteira do dubstep, mais ou menos na metade da década passada. Mas já em seu debute pela Hyperdub – e com a adição do vocalista James Buttery – davam sinais claros que o treme-treme não era bem a sua praia.

Se North, o tal álbum, era sombrio como a melhor fatia do synthpop oitentista e nele já deixavam de lado os beats em favor de sensações, com News from nowhere, seu novo disco (que saiu via Warp no início de fevereiro), os londrinos mergulham ainda mais na abstração eletrônica e no mundo dos sonhos, ora coloridos, ora sombrios.

A saturação presente da capa de News from nowhere é também musicalmente um de seus pontos-chave. Uma reverberação constante permeia de alguma forma suas 10 faixas, seja nos sintetizadores, nos efeitos, nos vocais; tudo é chapado, psicodélico, e são poucas as lembranças de Human League e afins (nessa linha, “Armorica”, a terceira do álbum, é bem cold/dark wave).

O tratamento dado à voz Buttery engrossa o caldo lisérgico do disco, e ao mesmo tempo esse clima entorpecente é desfocado; no fim, fica uma sensação um tanto fantasmagórica, de sonhos borrados, indecifráveis.

E assim como em North, novamente aqui o Darkstar injeta sentimentos humanos no som das máquinas para criar música e imersão e torpor; News from nowhere é para momentos introspectivos, solitários, mas não de tristeza ou melancolia, e sim de catarse. Um passo além na ainda curta carreira do trio.

Recomendado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s