Pantha Du Prince & The Bell Laboratory – Elements Of Light (2013)

O alemão Hendrik Weber, aka Pantha du Prince, faz parte do seleto rol de produtores do chamado minimal techno que invariavelmente foge do óbvio em suas produções.

Em 2010 Weber surpreendeu utilizando sons (inaudíveis?) da natureza em seu excelente Black noise, que além dessas experimentações com diferentes frequências sonoras era todo permeado pelo som constante de sinos. Isso mesmo, sinos.

Bem, ao que parece o uso dessa percussão (um tanto exótica) não era um simples fetiche da época, já que no ano passado Pantha se uniu aos noruegueses The Bell Laboratory para criar seu novo álbum, Elements of light.

Lançado em 15 de janeiro pela Rough Trade, o disco de 05 faixas – duas delas, “Particle” e “Spectral split”, bem longas (12’30” e 17’34”, respectivamente) – flutua tranquilamente entre a ambient e a dance music.

A abertura com “Wave” e o encerramento com “Quantum” são variações sobre o mesmo tema, algo como uma canção de ninar tocada por uma orquestra de sinos numa caixinha de música, regida pelo maestro Weber.

O ‘miolo’ do disco, além das duas longas tracks citadas acima, traz a curtinha “Photon” (4’42”). As três são a pulsação do álbum; desaceleradas, mas contantes, carregam em si a hipnose gerada pela incessante carga percussiva mas também a energia dos beats de Pantha du Prince.

Elements of light, com seu clima de sonho, é mais uma amostra da capacidade de Weber em fundir música eletrônica e orgânica até ambas se tornarem uma coisa só.

2 comentários sobre “Pantha Du Prince & The Bell Laboratory – Elements Of Light (2013)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s