Gabriel Guerra, o Guerrinha, é vocalista e guitarrista da banda Dorgas. Isso eu sabia, assim como provavelmente muita gente também. O que só eu não sabia é que o carioca também é produtor de música eletrônica, mais especificamente de deep house, e mais especificamente ainda de ótimo deep house, como eu nunca ouvi por aqui.
Desde janeiro o cara vem lançando no Bandcamp uma série chamada Finalzinho chegando (a imagem acima é a capa da primeira edição, de janeiro, feita – assim como as outras três – por Carmen Alves), que chega ao fim agora em dezembro. Bem, como diz o ditado, antes tarde do que nunca, e posso dizer que foi um prazer conhecê-lo, Guerrinha.
São ao todo quatro singles, cada um com duas faixas, todos à venda por 1 dólar mas disponíveis para audição diretamente no Bandcamp do ‘projeto solitário’ de Guerra.
Pelo que se lê por lá, essas oito – e deliciosas – tracks foram produzidas por ele, seus sintetizadores, samples e sequenciadores, e o resultado desse trabalho aparentemente caseiro impressiona pela qualidade.
No molho, beats na medida para quem não é movido à anfetaminas, desacelerados, quentes, distantes tanto do apelo comercial quanto da fritação das raves e clubes bombados, próximos à celebração, ao contato, a uma alegria espontânea e genuína.
Loops se associam a samples de jazz, percussões e vocais esporádicos surgem em meio a sintetizadores flutuantes, e o panorama geral dos singles remete a Theo Parrish e outros produtores do mesmo calibre.
Segundo Guerrinha, a série Finalzinho chegando começou como produção masturbatória e terminou sendo um saco. Bom, o lance é torcer pro cara curtir ficar de saco cheio e continuar metendo a mão em seus brinquedos para que de lá saiam mais pérolas como essas.
Altamente recomendado!

