Com quase 30 anos de estrada o Dinosaur Jr. chega em 2012 a seu décimo álbum, terceiro desde a reunião dos membros originais da banda em 2005. Dizer que isso é coisa pra poucos é chover no molhado, mas o óbvio, às vezes, é o único caminho.
E tem mais redundâncias nessa história: I bet on sky, que sai oficialmente dia 18 de setembro (nos EUA via Jagjaguwar e na Europa pela PIAS), é outro ótimo disco na longa carreira de Mascis, Barlow e Murph.
Guiado pelo fuzz das guitarras e pela voz desleixada de Mascis, o álbum deixa claro que não falta fôlego nem inspiração à banda, mesmo com o passar dos anos.
“Don’t pretend you didn’t know” abre I bet on sky com um sintetizador constante, um piano e um violino, num arranjo mais leve, mas a sequência (de “Watch the corners” em diante) vem com esporros de guitarra distorcida – com uma pausa aqui e ali (“Almost fare”, por exemplo) – alternando entre velocidade (“Pierce the morning rain”) e preguiça (“See it on your side”).
Os solos e os wah wah, marcas tão registradas do Dinosaur Jr. quanto a já citada leseira dos vocais batem ponto no disco, e juntando isso a tudo que foi dito acima, a conclusão é, mais uma vez, óbvia: I bet on sky não muda uma linha na história da banda e em seus serviços prestados ao rock nas últimas três décadas.
Se não é relevante como foi You’re living all over me (de 87), põe no chinelo 90% dos lançamentos de alt rock que circulam pela rede atualmente e prova que os veteranos ainda tem muita lenha pra queimar e muito a ensinar aos novatos.
Recomendado!
Pingback: Dinosaur Jr. – Now The Fall / Ricochet (2013) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS