Joy Division – Substance (1988)

Substance foi onde o Joy Division me surgiu, prensado em vinil com um selo da Stiletto, em algum ponto de minha adolescência.

Engraçado que até então quem fazia parte do meu dia a dia era o New Order, que por coincidência ou não também me surgira com um disco chamado Substance. Mas nesse momento, “Blue monday” não me bastava.

À essas alturas, no limiar da formação intelectual e emocional de um ser, qualquer substância pode alterar radicalmente os rumos de uma vida, causando estragos irreversíveis, metaforica ou literalmente.

Substance era então a droga da qual eu precisava, acompanhando cada momento, da euforia insana à melancolia extrema, sempre tenso ao limite, prestes a explodir ou desmoronar, normalmente ao mesmo tempo.

Depois eu viria a mergulhar nos dois discos oficiais da banda, claro. Tanto Unknown pleasures quanto Closer terminariam por me modificar permanentemente; e eu viria a saber que Substance era uma coletânea. Mas o dano inicial já fora causado.

E de pensar que fiquei tempos sem ouvir esse disco. Porque toda a vez em que eu precisava de Joy Division, recorria a um dos citados acima ou a alguma outra coletânea, bootleg, etc. Até hoje, volta e meia uma delas surge na internet, com alguma faixa ao vivo, uma versão de ensaio ou afim.

Mas nenhum desses álbuns está colado no meu DNA como Substance.

Detalhes técnicos sobre o disco não se fazem necessários, pelo menos não aqui e não desta vez. Basta ouvir e sacar que está tudo em suas 10 ou 17 faixas: vísceras, frio, angústia, intensidade; uma entrega total e verdadeira do Joy Division e do genial e insano Martin Hannett – algo como um híbrido entre Lee Perry e Lars von Trier – às suas criações.

Entre “Warsaw” e “Love will tear us apart” (ou “These days”, dependendo do formato), tudo em Substance foi feito em apenas três anos. Se há uma boa definição para tanta energia contida em tão pouco tempo, é supernova.

Essencial!

Anúncios

2 comentários sobre “Joy Division – Substance (1988)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s