Tulipa Ruiz – Efêmera (2010)

Tulipa Ruiz gosta de deixar claro que não é filha de Alice Ruiz, mas sim, o sangue artístico corre em suas veias: seu pai é Luiz Chagas, que tocou com ninguém menos que Itamar Assumpção, em sua banda Isca de Polícia.

Nascida em Santos, Tulipa mudou-se ainda criança para Minas e depois, já adulta, veio para São Paulo estudar comunicação. Ainda durante a faculdade, a veia artística começou a pulsar mais forte, e em 2008 a moça largou seu emprego para se dedicar às suas paixões: a música e o desenho. Em 2009 veio o primeiro e elogiado show, e em maio do ano seguinte nascia o primeiro álbum da cantora, Efêmera.

Produzido pelo irmão de Tulipa, Gustavo – também músico, como o pai -, e lançado pela YB Music, Efêmera rapidamente a colocou como destaque na nova cena da música brasileira.

O disco – que tem participações de Tiê, Anelis Assumpção, Kassin, seu irmão e seu pai entre outros – traz 11 canções nas quais Tulipa mostra várias faces da música pop universal, indo de influências que vão da new wave divertida dos anos 80 ao sempre presente romantismo da mpb – mas sem forçar a barra, nem para um lado nem para o outro.

Efêmera recebeu diversos prêmios e tanto o álbum quanto os shows que se seguiram a seu lançamento entraram em diversas listas de melhores do ano no Brasil. David Byrne (ex-Talking Heads), sempre atento ao que acontece por aqui, disse que Tulipa era então a melhor coisa vinda do Brasil. Coisa pra poucos.

A capa do disco foi feita pela própria Tulipa, que mantém seu lado desenhista/ilustradora na ativa (em agosto ela irá fazer sua primeira exposição solo, no SESC Santo Amaro, onde também fará o último show da turnê de Efêmera).

No mesmo mês chega ao mercado o novo álbum da artista, Tudo tanto. Resta torcer para que seja tão bacana e divertido quanto Efêmera.

Recomendado.

Anúncios

Um comentário sobre “Tulipa Ruiz – Efêmera (2010)

  1. Pingback: Tulipa Ruiz – Tudo Tanto (2012) « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s