Roxy Music – Roxy Music (1972)

De 1972 até 1975 o Roxy Music lançou nada menos que cinco discos indispensáveis. Depois disso ainda lançariam Avalon (1980), seu maior êxito comercial, mas foi do primeiro e homônimo álbum de 72 que a banda – formada pelo ex-estudante de arte Bryan Ferry, o aficionado pela música eletrônica Brian Eno, o guitarrista Phil Manzanera, o saxofonista Andy Mackay e..bem, basicamente por eles – ajudou a sacudir as estruturas da música.

Hoje, 40 anos depois, a gente fala sobre a estreia do grupo londrino, Roxy music, um dos discos mais influentes de toda a história do rock.

A combinação dos 4 elementos citados acima é sem dúvidas o combustível que fez este disco voar tão alto. Os vocais inconfundíveis, a presença – e cabelo – únicos de Bryan Ferry; a guitarra ora pesada, ora mutada (pelo gênio Eno, responsável por toda a parafernália eletrônica do Roxy Music) de Manzanera e o sax fora dos padrões de Mackay, juntos, são explosivos.

Visualmente, assim como Bowie, Bolan e todos os glam rockers, os membros do Roxy Music eram muito, muito extravagantes. Meio trash, meio kitschy, meio glamurosos, meio bregas, meio excêntricos, meio modernos…são muitas metades juntas para compor o todo exótico que era a banda em seu auge.

E assim, entre a sofisticação das escolas de arte e a crueza do rock and roll selvagem surgido no início dos 70’s, o Roxy Music fez seu debute. E com ele, fez história.

Essencial!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s