The Wedding Present – Valentina (2012)

David Gedge é quase um highlander do indie rock inglês. Na cena desde a metade dos anos 80, sempre à frente do Wedding Present, o homem não desiste da música. Ainda bem.

Mesmo que tenham passado pela banda um sem-número de integrantes, só restando da formação original o próprio Gedge, e mesmo que seus ‘5 minutos de fama’ tenham ficado nos anos 90, o grupo – hoje com Patrick Alexander, Pepe le Moko e Charles Layton acompanhando Gedge – continua lançando bons discos. Prova disso é seu último trabalho, Valentina, que sai oficialmente em 19 de março pelo selo da banda, Scopitones.

Em primeiro lugar, David Gedge continua esticando sua voz, mas não mais até o limite. Talvez pelos muitos anos de serviços prestados ao rock, o líder do Wedding Present parece se poupar mais nas canções de Valentina.

Musicalmente, mesmo com um line up tão instável, o WP permanece sendo uma guitar band, como sempre foi. Obviamente menos cru que nos anos 80 e também menos lírico e intimista que em Watusi (de 94), por exemplo, mas ainda com um tanto dessas características presentes.

O punch de Seamonster – clássico da banda lançado em 91 – também continua por aqui, aliás como a mais profunda marca do passado nos dias atuais. Apesar dos momentos mais tranquilos (como “524 Fidelio”) Valentina é um disco de pegada, não de reflexão.

No mais, assim como Mark E. Smith, David Gedge segue em frente aparentemente sem se importar com o que dizem dele. E o Wedding Present chega a seu oitavo álbum – se não revolucionando ou criando algo novo – ainda honestos e com algo a dizer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s