Los Hermanos – Bloco Do Eu Sozinho (2001)

2011 marca os 10 anos de lançamento do segundo e definitivo álbum da carreira dos cariocas Los Hermanos. E por coincidência, o surgimento do termo indie-sambinha.

Usado de forma irônica e pejorativa por formadores de opinião, o termo caiu no gosto popular recentemente. Mas visto por outro ângulo, serve como uma luva para o Bloco do eu sozinho.

Os Hermanos, até então estigmatizados pelo esmagador e chatíssimo hit Ana Júlia e pressionados a lançar outro disco de sucesso, se refugiaram no meio do mato para compor as 14 faixas do álbum.

O resultado final não agradou a Abril Music, mas a mudança drástica na sonoridade da banda os tirou das rádios para colocá-los como objeto de adoração entre os indies. Saiu o entusiasmo fake, ficou o romantismo; e entraram em cena o rock alternativo e as influências de mpb. Surgia o indie-sambinha.

Discussões à parte, Bloco do eu sozinho é um trabalho muito além da média brasileira, seja na mpb, seja no rock, seja onde for. Contando com um naipe de metais poderoso no ‘apoio’, os barbudos souberam alinhar as referências de seus principais compositores (Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante) de uma forma única. Guitarras dissonantes e poesia, samba e psicodelia, tudo costurado em arranjos perfeitos e letras doloridas.

De lá pra cá o álbum vem influenciando um sem número de novos nomes brasileiros. De Apanhador Só a Do Amor, de Vanguart a Cícero, muita gente bebe na fonte do Bloco, e talvez por ser ao mesmo tempo complexo e pop agrade tanto tantas pessoas diferentes (e desagrade outros tantos).

Mas seja você pró ou contra, com certeza não passou incólume a este álbum, e aí está sua importância para a música brasileira. Seja indie ou seja sambinha.

Anúncios

Um comentário sobre “Los Hermanos – Bloco Do Eu Sozinho (2001)

  1. Pingback: Cambriana – Worker (2013) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s