Madeleine Peyroux – Standing On The Rooftop (2011)

Quando Madeleine Peyroux lançou Bare bones, em 2009, muitos fãs da cantora torceram o nariz para as novas direções de sua música. A proximidade com o pop (rock) em canções que emulavam – por exemplo – os onipresentes Beatles deixaram os mais puristas de cabelos em pé.

O que dizer então do último disco da norte-americana, Standing on the rooftop?

Lançado em janeiro e só agora chegando à nossas páginas, o debute de Madeleyne pela Decca ao lado do produtor Craig Street vem ainda mais distante do jazz/blues tradicionais de onde ela veio e que a consagraram da segunda metade dos anos 90 em diante.

Não que a compositora de 8 das 12 canções de Standing tenha vendido a alma ao diabo do pop descarado e radiofônico e abandonado defitivamente suas raízes. Mas para qualquer um que tenha ouvido Dreamland (1996)ou Careless love (2004), fica claro que Madeleine está menos melancólica hoje, e consequentemente seu trabalho está mais ensolarado.

Sua voz à Billie Holiday continua conduzindo as canções, mas os arranjos estão sim menos complexos e tristes, mas entre uma cover dos já citados Beatles (“Martha my dear”) e um poema musicado (“Lay your sleeping head, my love”), há espaço para uma ótima parceria com Bill Wayman (dos Stones) em “The kind you can’t afford” e, claro, para aquele clima de dor de cotovelo.

Após dois álbuns onde vem brincando mais com a simplicidade, é bom os fãs radicais de Madeleine Peyroux irem se acostumando a esses seus flertes com o pop. Aqui no PCP Standing on the rooftop caiu bem, e se não é trilha sonora para momentos de sofreguidão, fica o conselho: sofra menos e viva mais!

Recomendo!

Um comentário sobre “Madeleine Peyroux – Standing On The Rooftop (2011)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s