Quando uma banda do quilate dos belgas dEUS (se escreve assim mesmo) lança um disco novo após 5 anos de hiato há no mínimo uma grande curiosidade a respeito.
Do alto de seus 20 anos de estrada – incluindo aí uma longa pausa entre 99 e 2006 – os autores da clássica “Suds & soda” estão de volta com Keep you close, bola da vez aqui no P.C.P.
O álbum saiu pela PIAS em 19 de setembro na Europa (exceção ao Reino Unido, onde chegará no início de outubro), e traz um dEUS menos experimental, cabeçudo e progressivo para o século XXI.
Reafirmando todo aquele blá blá blá sobre maturidade, é nítido que o line up da banda – mesmo de 2006 – está mais experiente, menos volátil e ousado, o que neste caso funciona a favor da banda.
Todo o caos de álbuns como Worst case scenario (94) e In a bar, under the sea (97) foi lapidado e transformado nas nove canções que compõem Keep you close e o transformam num belo e simples disco de rock.
Há referências jazzísticas aqui e ali (leves improvisos, solos e quebras de ritmo), mas estão fragmentadas entre riffs sólidos e estruturas mais voltadas ao pop.
Não há em Keep you close nada que se assemelhe a um hit em potencial, mas isso pouco importa. Separadamente, cada uma de suas músicas catalisa tudo que é apresentado pelo grupo no disco, e juntas se tornam uma ótima experiência.
dEUS está de volta! Amém!
Recomendado!
Pingback: dEUS – Following Sea (2012) « Pequenos Clássicos Perdidos