Kasabian – Velociraptor! (2011)

Acabou a espera pelo novo álbum do Kasabian! Dois anos após West ryder pauper lunatic asylum, chega ao mercado via Columbia o (tão) aguardado Velociraptor!.

A dúvida é: valeu à pena essa espera?

À julgar pelas palavras de Serge Pizzorno, guitarrista e vocalista da banda, sim, e muito. Segundo ele, Velociraptor! é o primeiro álbum verdadeiramente clássico lançado nos últimos 15 anos. Exagero? Definitivamente!

“Switchblade smiles”, primeiro single saído do disco e vídeo logo acima, mostra o Kasabian que todos conhecem desde sua estreia homônima em 2004: beats + riffs, ou a mesma druggy rocker dance music criada lá atrás por Primal Scream e cia. de Manchester. Boa faixa, mas clássica? Pera lá.

Essa pegada dançante é uma das faces de Velociraptor!, que se mostra pop em “Days are forgotten”, totalmente eletrônica e esquizofrênica em “I hear voices” e com cara de hit na ótima “Re-wired”.

O outro lado desta moeda, menos pista e mais rocker, tem a frenética faixa-título jogando anfetamina na receita e a mezzo sessentista à Beatles “Man of simple pleasures” como destaques. A romântica “Goodbye kiss” cairia melhor como lado b em um álbum de Alex Turner, não aqui.

Fora desse contexto, o hibridismo de “Acid turkish bath (shelter from the storm)” – com uma bruma orientalizada que encobre vários momentos do álbum – e a bela e melódica “Neon noon”, última de Velociraptor!, mostram que o Kasabian vem ampliando seus horizontes musicais.

Para alguns essa expansão significa que o grupo de Sheffield se tornou franco-atirador, disparando a esmo em busca de um alvo. Nem para tanto e nem para o clássico sugerido por Pizzorno.

Velociraptor! é um bom disco de uma banda que vem construindo sua carreira oscilando entre bons e médios momentos, e que volta e meia nos presenteia com uma supernova.

Ainda preferimos a banda em 2004.

2 comentários sobre “Kasabian – Velociraptor! (2011)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: Vídeo – Kasabian Live @ T In The Park (08/07/2012) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s