Atari Teenage Riot – Is This Hyperreal? (2011)

Ver o Atari teenage Riot aqui em SP há 13 anos atrás foi uma das experiências mais violentas de minha vida. Sobre o palco Alec Empire, Hanin Elias, Carl Crack e Nic Endo criavam a trilha sonora do fim do mundo, e a eclética plateia – formada por clubbers, punks, metaleiros, jornalistas, antenados, desavisados, etc – respondia num frenesi que misturava dança e pancadaria.

Um ano depois desse massacre a banda alemã entrou num longo hiato, pontuado pela triste morte de Carl Crack (em 2001), por algumas esparsas apresentações ao vivo e por trabalhos solo de Empire e Elias. Mas em 2011, para surpresa geral, as férias acabaram e o ATR – agora com Alec Empire, Nic Endo e o novo membro, MC CX KiDTRONiK – volta à carga com Is this hyperreal?, lançado pelos selos Dim Mak e DHR.

O vídeo aí em cima é da faixa que abre o álbum, “Activate!”, e já dá a pista sobre o que vem a seguir nas 10 músicas do álbum: o bom e velho crossover entre eletrônica, punk e metal do ATR, gerando música extrema, agressiva e direta ao ponto.

Essa pegada devastadora – com um acento agudo de industrial – segue até “Digital decay”, faixa que mantém o barulho constante, o clima dark e também a histeria vocal de Nic Endo, mas que assim como “Collapse of history” – última do disco – tem um feeling mais de pista, considerando claro que é Atari Teenage Riot.

Is this hyperreal? traz toda a fúria ultra-politizada do ATR novamente à tona e os coloca mais uma vez em posição de ataque contra fascistas, governantes, patriotas, etc. Alec Empire – que produziu o álbum – não explorou tanto as experimentações como faz em seus trabalhos solo, e talvez por isso para quem esperava ‘algo de novo’ o disco soe meio datado.

Por outro lado, é exatamente o que os fãs do grupo desejavam ouvir: a música de protesto 2.0 está de volta. Os parasitas que se cuidem!

Recomendado!

Um comentário sobre “Atari Teenage Riot – Is This Hyperreal? (2011)

  1. Pingback: Vídeo – Atari Teenage Riot Live @ Festival De Dour (2012) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s