Prodigy Present: The Dirtchamber Sessions Volume One (1999)

Em 1998 o Prodigy já havia deixado para trás os clubes, raves e todo universo da clandestinidade eletrônica inglesa e se tornado um grupo capaz de lotar qualquer espaço onde se apresentasse. Um ano antes eles lançaram The fat of the land, disco que engrossou de uma vez o caldo do Big Beat e os colocou ao lado de outros contemporâneos como estrelas da cada vez mais popular e lucrativa cena eletrônica.

Fama, fortuna e tretas à parte (após The fat of the land eles só retornariam com um álbum inédito em 2004…), os caras correram na esteira do sucesso, e assim no citado ano de 1998 Liam Howlett – um dos fundadores do Prodigy – recebeu um convite da radialista e jornalista Mary Anne Hobbs para fazer um set como DJ em seu programa na Radio 1 da BBC, chamado Breezeblock. O cara mixou quase 50 faixas em menos de 1 hora, misturando funk, breakbeat, disco, rap, dub, indie, punk rock e o escambau; muitos ouvintes, claro, gravaram a apresentação e rapidinho começaram a surgir e circular bootlegs.

Na tentativa de brecar a pirataria em fevereiro de 99 a XL Recordings pôs no mercado uma versão oficial e estendida do disco, chamado Prodigy present: The dirtchamber sessions volume one (o ‘Prodigy’ no nome provavelmente foi estratégia de marketing para aumentar as vendas), onde pode-se conferir as habilidades de Howlett atrás das pick-ups, e ele mostrou que não havia até então esquecido a arte de tocar discos que praticava antes de se juntar a Keith Flint.

Entre os tantos nomes cortados e costurados em Dirtchamber sessions estão Run D.M.C, Chemical Brothers, Chic, Charlatans, o próprio Prodigy, Babe Ruth, Sex Pistols, Beastie Boys, Primal Scream, Coldcut e Herbie Hancock, pra citar só alguns. Essa mistureba toda pode parecer estranha assim, mas ouvindo o set – que flui perfeitamente – dá pra sacar porque o big beat é feito de tantos ingredientes diferentes e funciona tão bem.

Pump up the volume!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s