The Prodigy – Experience (1992)

 

Não sei bem porque escrever sobre esse disco hoje, afinal de contas de 1992 até 2016 são 24 longos anos de distância; a música já passou por tantas evoluções, involuções e revoluções que não dá pra contar; um monte de gente nasceu, outro monte morreu, uns já nasceram e morreram e eu continuo ouvindo Experience. Mas que porra!

Provavelmente a vontade de falar alguma coisa sobre o álbum se deve a Jane’s, uma amiga querida que me marcou numa publicação no fuckbook com foto a dos primeiros discos do Prodigy, daí pus pra tocar, “Jericho” explodiu nos fones e lá fui eu escorregar no túnel até um tempo em que dance music era simplesmente dance music, rave era mais conceito que realidade (periferia de SP, não norte de Londres, amigos…) e tudo se misturava sem preocupações ou rótulos.

Na época havia um clube (danceteria, né caralho) perto de casa e váááárias faixas do Experience eram hits certeiros pra molecada suar até encharcar a roupa. Tocava bastante Altern 8 também, e mais uma porção de produtos e produtores do hardcore/jungle/techno/qualquer-coisa da era pré-segmentação, mas “Wind it up”, “Hyperspeed”, “Outter space”, “Fire” (meu deus, essa música) e toda a quebradeira histérica que é esse disco faziam a coisa vir abaixo, não importando se você era ‘do rock’, ‘do samba’ ou da puta que o pariu. O baguio era doido, e ali todo mundo era clubber.

Obviamente não vou entrar em detalhes técnicos sobre Experience, pra isso já existem 24 anos de história escrita pelo mundo. E além do mais, pra quem viveu esse tempo não são necessárias palavras, a parada tá gravada na pele, nos ossos, no sangue e na alma. Obrigado por me relembrar esse enorme shoom, Jane’s. E obrigado ao Prodigy por essa experiência. Ruff in the jungle, fuckers!

Essencial!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s