Rico Rodriguez – Man From Waireka (1977)

Morreu hoje aos 80 anos o trombonista Rico Rodriguez, uma das figuras mais importantes de todos os tempos para a música jamaicana.

Ao lado de seu professor e mestre Don Drummond, Rico esteve presente no que pode ser considerado o nascimento da música que pôs a Jamaica no mapa-mundi, o reggae, um derivado direto do ska que varreu a ilha durante os anos 60.

A fama veio ao participar do vídeo de “A message to you, Rudy”, cover de Dandy Livingstone feita pelo Specials. Após tocar com os mestres do 2 Tone nessa faixa, Rico acabou entrando para a banda.

Mas não é com um disco do Specials que a gente presta homenagem a ele, e sim com seu primeiro álbum solo, o sensacional Man from waireka, lançado em 77 pela Island e também pela lendária Blue Note (único disco de reggae no catálogo da gravadora).

Man from waireka é um dos melhores álbuns de reggae de todos os tempos; no time de músicos escalados para trabalhar nele estavam, entre muitos outros, a dupla Sly e Robbie, Karl Pitterson, Lloyd Parks e o rude boy Junior Murvin. A gravação foi feita em 76 entre o mítico Randy’s Studio e o estúdio pessoal do igualmente mítico Joe Gibbs.

Enfim, nada disso é importante. Descanse em paz Rico, e obrigado por todos os serviços prestados à boa música. Jah praises.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s