808 State – Utd. State 90 (1990)

A história do 808 State é longa, e está ligada às raízes do acid hose e de toda a dance music que anos após sua formação (em 1987) explodiu e deu origem a toda essa enorme cena hoje abastecida por clubes, raves e DJs milionários.

Vindos de Manchester, antes de lançarem “Pacific state” (em 89) e tornarem-se um sucesso comercial, já haviam lançado o álbum Newbuild, e ainda antes de formarem o grupo seus três membros originais (Graham Massey, Martin Price – então dono da legendária loja de discos Eastern Bloc – e Gerald Simpson – que logo após Newbuild abandonou o barco para tocar seu projeto A Guy Called Gerald) já estavam imersos na cena cultural da cidade, conhecidos então como os hip-hoppers Hit Squad Manchester.

Enfim, isso é só um resumo do início das atividades do 808 State (nome tirado da bateria eletrônica). Dali em diante entraram em cena os Spinmasters (os DJs Andrew Barker e Darren Partington), que tocaram o grupo após a saída dos membros originais, houve uma porção de álbuns, remixes, participações, reconhecimento por parte da mídia, de outros artistas (Aphex Twin relançou Newbuild pelo seu selo, Rephlex), etc, etc, etc. Uma pesquisa pela rede pode aprofundar seus conhecimentos, mas o que interessa por aqui hoje é ouvir Utd. State 90, a versão americana do segundo álbum do 808, 90.

Techno (não, não é igual ao que se ouve em raves hoje), acid house, hipnose, grooves, suadeira, derretimento, fritação…Utd. State 90 não é, claro, o primeiro disco do gênero a sair por uma major (foi distribuído pela Universal), mas talvez, somente talvez, seja o primeiro que se encaixa perfeitamente na categoria ‘clássico’. Stay pacific…

Faixas:

01.Pacific202
02.Boneyween
03.Ancodia
04.Kinky National
05.Cobra Bora
06.Cubik
07.Magical Dream
08.808080808
09.Revenge Of The Girlie Man
10.Donky Doctor
11.Sunrise
12.State To State
13.Pacific 212
14.Pacific718

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s