Taí um documentário de rock que vale a pena ser assistido. Dig!, dirigido pela bela Ondi Timoner, lançado em 2004 e premiado no Festival de Sundance do mesmo ano, mostra a relação de amor e ódio entre Courtney Taylor (vocalista do Dandy Warhols) e Anton Newcombe (mente do Brian Jonestown Massacre).
Ondi acompanhou as bandas entre 1996 e 2003, registrando a insanidade da convivência entre elas – especialmente entre os dois citados – e como a coisa descambou de amizade para a mais pura treta entre eles. Resumidamente Taylor se considerava um sujeito ‘do bem’, equilibrado, com uma banda de sucesso e tudo mais, enquanto Newcombe era o desajustado, viciado, preferindo manter-se independente, à margem da indústria e seus tentáculos.
Bem, o BJM continua lançando grandes trabalhos, enquanto os Warhols… Enfim, não deve ter sido fácil para a diretora realizar este trabalho. Assista e entenda o porque. Descolamos uma versão com legendas em espanhol que podem ser traduzidas para o português e logo abaixo uma versão sem legendas. Essencial!
Versão legendada
Ou
sonhando com a legenda em br
The Dandy Warhols também continuaram a lançar músicas após esse documentário, inclusive várias que fizeram muito sucesso (ex: Radio Talk).
Enfim, o documentário é muito bom, assim como as duas bandas. BJM faz o melhor rock psicodélico que já ouvi