New Order – Technique (1989)

Não que isso signifique algo para qualquer um além de mim, mas Technique é um dos discos da minha vida. Ganhei ele no natal de 89, e suas nove faixas serviram como trilha sonora do meu réveillon daquele distante ano, bebendo sidra e cerveja escondido junto com um primo. Dançamos até não poder mais, e pra fazer a pista ferver de vez ficávamos pisando na válvula de um inseticida e espalhando o veneno pela sala da casa dele…”Fine time” define bem.

Obviamente eu não sabia nada sobre o que estava acontecendo no mundo da música, afinal era um guri de 13 anos, mas achava o máximo aquele lance chamado acid house, e isso me bastava. Não sabia que para as gravações de Technique o New Order tinha ido até Ibiza, a meca pós-Manchester, o habitat natural da dance music e do hedonismo, e que tinha gasto uma baga para tirar o disco do forno. Bom, quem precisa saber disso quando se pode ouvir o álbum?

E embora comece pulsando com a já citada “Fine time” e faça suar ainda mais com “Round & round”, Technique não é puramente para pistas de dança. As apaixonadamente pop “Love less” e “Run” mostram a outra e bem conhecida face do New Order, encoberta por uma melancolia talvez herdada de outros tempos.

Enfim, não há porque prolongar este texto, afinal minha memória em relação a este disco é puramente emocional e nada jornalística. E é assim, nesse exato momento, que eu ouço as pancadas da também melancólica “Vanishing point” e volto ao último suspiro da década de oitenta para por um ponto final nessa pequena narrativa. “Fine time” define bem…

Anúncios

8 comentários sobre “New Order – Technique (1989)

  1. me marcou muito tambem.eu tinha 19 anos,sair com amigos,trabalhar fora,conhecer pessoas,1 ano depois conheci minha esposa e estou com ela ate hoje 26 anos apos,e este disco esteve sempre comigo e com ela,neste album é perfeita a mistura dance/pop/rock.como disseram magistral.abraços.

  2. Ouvi pela primeira vez em uma radio loca da minha cidade logo no lançamento, ai não tirei mais essa musica da cabeça. Fine time e Round & round sem duvida são o carro chefe desse álbum, ótima lembrança parabéns!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s