VA – Freedom Of Choice (1992)

Freedom of choice é uma coletânea lançada em 1992 pelo selo alemão City Slang como forma de arrecadar fundos para a Planned Parenthood Federation of America, o braço norte-americano da organização mundial que trabalha, resumidamente, em prol do direito de escolha da mulher em relação à gravidez.

O disco reúne 18 bandas do rock alternativo noventista relendo, como dito no release original – e na capa, numa chamada sensacionalista – hits (oriundos) da new wave. Não tenho certeza quanto à ‘hits’ e ‘new wave’, mas o importante é que a ideia – além de politica e socialmente louváveis – rendeu um belo álbum.

As faixas mais conhecidas por aqui são “Ca plane pour moi”, que pelas mãos do Sonic Youth abre Freedom of choice; “Pump it up”, do grande Elvis Costello, aqui quase um sucesso do Mudhoney; “Tainted love”, do Soft Cell (na chata versão do Finger) e “Dreaming”, originalmente lançada pelo Blondie e regravada pelos preferidos da casa Yo La Tengo.

Mas conhecidas ou não, as 18 canções presentes no disco formam um belo conjunto e apresentam um panorama do que era o rock de guitarras há 20 anos atrás. Até hoje tenho minha cópia do CD, já meio destruída; caso você não tenha a sua, o PCP te dá a liberdade de escolha.

Recomendado!

Anúncios

3 comentários sobre “VA – Freedom Of Choice (1992)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s