O duo/casal Ummagma volta às páginas do PCP com um trabalho em que mostra não estar vinculado a um nicho musical específico. Lançado via Emerald & Doreen em maio último, Lama remixes, como bem explica o nome, traz 6 produtores de diferentes nacionalidades reconstruindo à sua maneira a faixa “Lama”, do álbum Antigravity (2012) – já remixada pela amiga da dulpa Jane Woodman.
As versões presentes no álbum são, por assim dizer, o Ummagma com os pés nas pistas de dança, oscilando entre (acid) house, synth pop, new wave, (nu) disco e um quê de experimentalismo (pelas mãos do brasileiro Raoni Santos, aka Mind Movies). A mistura entre a doce e onírica voz de Shauna, as guitarras etéreas e os beats eletrônicos rendeu um trabalho interessante, e, para os padrões dos aficionados em dream pop e afins – características do duo – altamente ousado.
Essa ousadia é justamente o ponto-chave de Lama remixes: em um micro universo povoado por xiitas, o duo canadense-ucraniano saiu de sua zona de conforto para explorar novos territórios, se deixar transmutar e surpreender a quem esperava mais do mesmo. Espíritos livres, mentes abertas e nada de arreios, esse é o caminho.
Recomendado!