Air – Moon Safari (1998)

 

Você percebe o peso dos anos quando um disco que ouviu (e ouve) à exaustão chega ao 20° aniversário sem que ao menos se perceba. Moon safari, estreia da dupla francesa Air chegou às duas décadas no último dia 16, e permanece como um dos pilares do sub-gênero que ajudou a criar, o tal downtempo. E também como fiel parceiro deste que vos escreve.

Conheci o álbum como todos – ou ao menos como creio que todos o conheceram -, através de “Sexy boy”, a música-do-vídeo-do-macaco-dirigido-por-Mike Mills, mas foi à partir da primeira audição na íntegra que ele me pegou. Porque a citada “Sexy boy”, apesar de muito boa, fofa isso e aquilo, é apenas uma mísera amostra da capacidade criativa de Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel.

Moon safari é, a grosso modo, um disco de música eletrônica, mas ‘construído’ por dois músicos que trouxeram para o universo de blips, blóis, samples e produção mecânica uma enorme carga de influências e referências que o leva além do lugar comum onde estava (e está) o grosso da e-music.

De prog e soft rock dos anos sessenta e setenta a Burt Bacharach e o romantismo brega francês de Hélène e Marc Lamoine, muita coisa entra na receita ‘downtempo’ do Air em seu debute. E é essa mistura que vem me acompanhando desde que pus os ouvidos pela primeira vez no álbum, invariavelmente quando preciso desacelerar o coração e me desligar do caos que é minha própria mente.

Essencial!

 

 

Faixas:

La Femme D’Argent
Sexy Boy
All I Need
Kelly Watch the Stars
Talisman
Remember
You Make It Easy
Ce Matin Là
New Star in the Sky
Le voyage de Pénelope

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s