Herbie Hancock – Rockit (1983)

Em 1983 Herbie Hancock já poderia estar, como dizem, com o burro na sombra. Há exatos 30 anos, em junho daquele ano, o hoje respeitável embaixador da Unesco para a promoção de diálogos interculturais tinha então 43 anos completos e já havia tocado com Miles Davis, composto a trilha sonora de “Blow Up” e, entre tantas outras maravilhas, gravado discos como Maiden voyage e Head hunters.

Acontece que ao invés de reclamar do peso de tamanha bagagem, Hancock a usou em prol da revolução musical há tanto tempo punha em prática. Se juntou ao baixista – e maluco – Bill Laswell, ao produtor (que já trabalhava com Laswell) Michael Beinhorn e ao jovem DJ e pioneiro do turntablism Derek Showard – aka Grand Mixer DXT – para mais uma vez assombrar o mundo. O monstro em questão? Uma música chamada “Rockit”.

A versão do single

Lançada como um single (do álbum Futureshock) em junho de 83, “Rockit” é, ao lado de “Planet rock”, um dos ‘hinos’ oficiais do breakdance e uma das antenas do electro oitentista.

A faixa começou a ser composta em 82, e foi aos poucos – e entre vários estúdios – sendo construída durante sua gravação, para se tornar a primeira música realmente popular a usar pick ups como instrumentos.

A versão do álbum Futureshock

Claro, há uma ‘banda de verdade’ tocando em “Rockit”, uma estrutura ‘orgânica’, mas o que pesa mesmo são as pancadas, o baixo eletrônico, as linhas de sintetizador e as habilidades quase sobrenaturais de Grand Mixer DXT. Junte tudo isso e o resultado é pista de dança, e ponto.

Hoje, 30 anos depois, é fácil achar na rede diversas versões da música e todos os detalhes técnicos sobre sua composição, execuções, etc. Mas histórias são desnecessárias ao se apertar o play e por “Rockit” pra tocar. Aliás, “Rockit” é história em forma de música.

E como deveria ser a história, é essencial pra entender o presente. E o futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s