Tricky – False Idols (2013)

O brisadíssimo Tricky voltou a ser o bom, velho e brisadíssimo Tricky, finalmente. Após anos e anos em uma espécie de animação suspensa, o homem-lagarto despertou.

O cara, um dos fundadores do Massive Attack, lançou nos anos 90 álbuns preciosos, mas – segundo suas próprias palavras – nos últimos dois discos tentou provar algo aos outros, agradar aos outros, o que (definitivamente) não funcionou. Mas agora, com False idols, ele se reencontrou. Duvida?

A ser lançado em 28 de maio por selo próprio – de mesmo nome que o álbum – e pela !K7, False idols é um mergulho de Tricky nas mesmas águas turvas que o levaram às viagens sombrias de seus primeiros trabalhos.

Numa primeira audição o achei um tanto longo demais, mas quanto mais o ouço, mais suas 15 faixas me parecem exatas, precisas para que ele deixe seu recado.

Tendo como principal companhia nos vocais a bela Francesca Belmonte, Tricky pavimentou com False idols seu caminho de volta à relevância no cenário mundial da música eletrônica, citando Jesus e Chet Baker (ou Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e outras centenas de intérpretes de “My funny valentine”) sobre beats lentos, tão entorpecidos quanto sua voz.

Adicione aí dúzias de diferentes efeitos para completar o clima frio e paranóico característico de pedradas como “Hell is around the corner” e “Tricky kid” e pronto. Eis a receita básica do disco.

False idols pode não ter o peso ou a força revolucionária de Maxynquaye, Nearly god e Pre-millenium tension, mas é de longe a melhor coisa surgida sob o rótulo trip-hop nos últimos anos e com certeza atrairá novamente olhos e ouvidos para o irmão do Mos Def.

Bem vindo de volta, Tricky.

Recomendado!

PS: False idols está disponível para audição no site NPR.

Um comentário sobre “Tricky – False Idols (2013)

  1. Pingback: Medicine – To The Happy Few (2013) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s