Xiu Xiu And Eugene S. Robinson – Sal Mineo (2013)

Quando vi a notícia de que James Stewart estava trabalhando com Eugene S. Robinson em um álbum que se chamaria Sal mineo, me pus a pensar o que sairia da mente por trás do Xiu Xiu e do vocalista do Oxbow num disco com esse nome. Certamente não seria algo convencional.

Porque tanto Stewart quanto Robinson são conhecidos pelos estranhos trabalhos de suas respectivas bandas, e Sal Mineo é conhecido – além de seus papéis em “Dominado pelo crime”, “Juventude transviada” e “Assim caminha a humanidade”, entre outros – por ter sido o primeiro ator hollywoodiano a se assumir homossexual. Que tipo de homenagem seria Sal mineo, o álbum? Aperte o play e descubra por si.

Lançado em abril via Important Records, este é um daqueles discos que podem ser rotulados como anti-música ou algo semelhante.

São 24 faixas curtas (algumas com menos de 1 minuto), todas funcionando da mesma forma: enquanto Xiu Xiu controla as bases minimalistas, que vão de dedilhados de violão a todo tipo de barulho (de drones eletrônicos a white noise, sinos, pulsos de sintetizador, etc), Eugene pratica uma espécie de spoken word desconstruída, que tem como único fio condutor sua voz grave.

Não se pode dizer que Sal mineo é um quebra-cabeça, já que tentar ligar suas peças é um exercício impossível. Melhor encará-lo como ele realmente é, uma porção de fragmentos que forma um todo perturbador, desconexo, experimental ao limite. E para a maioria dos mortais, extremamente chato.

Um comentário sobre “Xiu Xiu And Eugene S. Robinson – Sal Mineo (2013)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s