Basic Soul Unit – Motional Response (2012)

O canadense Stuart Li percorreu uma longa estrada antes de debutar como Basic Soul Unit no finalzinho de 2012. Essa jornada começou ainda nos anos 90, quando Li era mais um clubber aficionado por house; algum tempo depois, trabalhando na Cosmos Records, começou a brincar com samples e o resto é história.

Com alguns singles e EPs lançados por vários selos locais, em dezembro último veio à tona o primeiro disco cheio do Basic Soul Unit, chamado Motional response.

O álbum saiu pelo selo de Chicago Still Music, o que diz um bocado sobre ele, já que a cidade é referência quando o assunto é dance music – house, em especial. Mas seguindo essa linha de raciocínio, Motional response poderia também ter sido lançado por algum selo de Detroit.

Isso porque o disco abre com uma pegada deep house, bem soulful, na faixa “Breathe” (que na verdade é a segunda do biscoito, com os vocais de Sacha Williamson); na sequência saem os vocais mas permanece o clima com “Clouds”, um tanto mais upbeat mas igualmente preguiçosa.

No entanto, apesar de permear de alguma forma praticamente todas as 11 tracks do álbum, a house music não é seu único ingrediente. O techno (de Detroit), suas linhas de sintetizadores funkeadas e seu minimalismo quase hipnótico também temperam Motional response, dando-lhe contornos mais sombrios.

Em alguns momentos o disco fica ainda mais pesado, com pancadas percussivas que me lembram um bocado os primeiros trabalhos do Claro Intelecto (ouça “Back seat lover”, logo abaixo); mas mesmo aí não deixa de ser um trabalho melódico, construído para agradar o corpo, mas também a mente – e a alma. Um amálgama entre o sintético e o orgânico.

Stuart Li consegue em sua estreia equilibrar e balancear suas influências, não soando repetitivo ou entediante. E mais que tudo, prova que bagagem faz toda a diferença na hora de se fazer música, seja ela pra dançar ou não.

Recomendado!

Um comentário sobre “Basic Soul Unit – Motional Response (2012)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s