Matthew Dear está de volta à baila no PCP com mais um trabalho sem parâmetros no universo da música eletrônica (dançante).

Beams (lançado via Ghostly em agosto último) é o sucessor do inclassificável Black city (de 2010), e é igualmente excêntrico, para dizer o mínimo.

As viagens de Dear pelos anos 70 e 80 são ainda mais profundas em Beams; aqui ele derrete e remolda – fundidos, muitas vezes – a disco music e o pós punk, unindo ritmo e experimentações, corpo e mente.

Sua voz grave e sinistra à David Bowie permanece na linha de frente das faixas, tornando-as ainda mais deslocadas e fora dos padrões da dance music e aproximando-o de…bem, de ninguém que eu conheça, na verdade (há uma música em Beams chamada “Ahead of myself”, título bem explicativo).

Não me vem à cabeça outra palavra para definir o que Dear faz que não seja desconstrução, e seria perda de tempo tentar buscar formas de explicar o que se ouve em Beams.

É um disco exótico, que exige do ouvinte mais que a simples vontade de dançar; por outro lado, não é uma obra eletrônica cabeçuda inspirada em peças de John Cage ou afins.

É, simplesmente, Matthew Dear.

Recomendado para mentes abertas!


2 respostas para “Matthew Dear – Beams (2012)”.

  1. Yan

    Vocal indiscutivelmente foda e som idem… lembra um pouco o Talking Heads também

    1. lembra muito o th mesmo!

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