High Tone Meets Brain Damage – High Damage (2012)

O coletivo High Tone é um dos nomes fortes da cena de dub que de uns 10, 15 anos pra cá vem crescendo como mato na Europa.

Vindo da França, o grupo (DJ Twelve, Aku Fen, Fabrice Oresta, Antok, Selekta Dino) faz do dub híbrido seu objeto de trabalho, misturando ao tchaca tchaca original muita coisa de música eletrônica – drum n’ bass, ambient, etc – e guitarras pesadas, tudo muito grave (mesmo!) e liśergico.

Os caras já lançaram uma porção de álbuns oficiais e outros tantos colaborando com outros artistas da cena stepper (Improvisators Dub, Kali Live Dub, Wang Lei, Zenzille) e agora em 2012 a Jarring Effects põe na roda mais um desses produtos, o encontro entre o High Tone e a dupla Brain Damage Sound System, com o disco High damage.

“Shake up”, com os vocais de Zeb McQueen

Em relação a Out back, último álbum do HT lançado em 2010, High damage soa menos mesclado ao rock e ao drum n’ bass e mais próximo ao que os franceses faziam à época de Opus incertum, la no início dos anos 2000.

Linhas de baixo gordas e uma bateria orgânica formam a cozinha sólida e nervosa. Sobre essa base, quilos de efeitos eletrônicos hipnóticos, percussões, scratches, guitarras – como dito antes menos pesadas, mas não cadenciadas como à moda jamaicana – e vocais esparsos (com exceção à “Shake up”, a faixa mais ‘roots’ do disco) ou fragmentos de vozes vão sendo adicionados à pegada orientalizada do High Tone, e invariavelmente a trilha leva a um transe sombrio.

“The dusk”

A Jarring Effects fez o favor de lançar este álbum em vinil (duplo), e essa deve ser ‘A’ versão. Se em MP3 High damage já faz tremer o cérebro, em acetato deve expulsá-lo pelos ouvidos.

Recomendo!

Vídeo amador de “Shake up”, gravado numa apresentação ao vivo do High Tone com o Brain Damage Sound System. Grave!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s