Mojo Presents: Power, Corruption & Lies Covered (2012)

Power, corruption & lies, lançado pela Qwest em 1983, é oficialmente o segundo disco do New Order. Oficialmente porque na verdade pode e deve ser considerado o debute da banda de Manchester, já que Movement, oficialmente o primeiro, é praticamente um álbum do Joy Division sem Ian Curtis.
Aqui sim o New Order começava a trilhar seu próprio caminho, e faixas como “The beach” e “Blue monday” – talvez seu maior clássico – deixam claro que esta seria uma trilha em direção ao futuro.

Discussões à parte, a Mojo Mag volta às nossas páginas com outra compilação de sua série “Covered”. Após Leonard Cohen, a bola da vez hoje é o este marco do New Order. Então sem mais delongas vamos a Power, corruption & lies covered.

Preview do disco

Nesta empreitada a Mojo compilou diversos nomes da música eletrônica moderna, alguns voltados às vertentes mais sombrias e gélidas, na linha do coldwave e afins; outros ligados à ambient music; com a cabeça nas pistas; que flertam com o rock, etc.

Em comum, além da grande influência e de um provável amor pelo New Order, todos os escolhidos tem uma forte pegada oitentista.

Em alguns casos essa verve é um tanto exagerada, afinal estamos em 2012, não em 1985. Mas no geral as versões são boas, oscilando entre faixas tranquilas e dançantes.

O electro dá o tom no álbum, ora minimalista, sintético e seco, ora mais orgânico e recheado com guitarras. Igual ao New Order.
Assim como em Songs of Leonard Cohen covered, as bandas escolhidas bebem muito da fonte original e, mesmo acrescentando seu toque às músicas originais, na maioiria dos casos não as descontroem (há exceções, claro).

A grande surpresa por aqui foi o ótimo produtor norueguês Biosphere, que saiu de sua atmosférica e etérea zona de conforto para se expor de forma dançante com a cover de “Blue monday”.

E mesmo preferindo a versão original de Power, corruption & lies, esta compilação da Mojo mais uma vez não decepciona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s