Especial PCP – 15 Anos Sem Chico Science

chico-science_rep

No dia 02 de fevereiro de 1997 morria, na estrada que liga Olinda a Recife, um dos músicos mais criativos, inquietos e instigantes já nascidos no Brasil. Seu nome de batismo é Francisco de Assis França, mas todos o conheciam por Chico Science.

Chico foi ao lado de Fred 04 um dos idealizadores do manifesto ‘Caranguejos com Cérebro’, um dos pilares da cena musical recifense conhecida como Mangue Bit (ou Manguebeat, Mangue Beat, etc), que colocou a capital de Pernambuco no mapa-mundi da música. Lançou apenas dois álbuns com sua banda, a Nação Zumbi, mas deixou marcas tão profundas na musicalidade brasileira (e universal), que 15 anos após sua morte (precoce) seu nome e sua influência permanecem reverberando mundo afora.

Da lama ao caos e Afrociberdelia, os dois discos de Chico com a Nação, trouxeram para o rock brasileiro um altíssimo teor de experimentações. Funk, hip hop, psicodelias mil, dub, música eletrônica, ciranda, reggae, soul e, claro, muito do maracatu, expressão maior da cultura pernambucana.

 

 

Afora todo o crossover musical, há nos álbuns a inteligência e criatividade de Chico como compositor, explorando temas ligados tanto à cultura popular (nordestina) quanto as ligações dos ‘caranguejos’ de Recife com o mundo. Tecnologia e mangue caminham lado a lado.

Chico e a Nação excursionaram pela Europa e EUA após o lançamento de Afrociberdelia, levando o hemisfério norte a conhecer o melhor que a música brasileira poderia oferecer desde a Tropicália. Nada de banquinho e violão, nada de exótico. Música universal, feita por brasileiros para o planeta, sem raízes e sem fronteiras.

Infelizmente, um ano após Afrociberdelia, Chico Science morreu no fatídico acidente de carro enquanto ia de sua cidade Natal (Olinda) para a cidade que lhe revelou ao mundo (Recife). Faltavam poucos dias para que ele completasse 31 anos.

A Nação Zumbi seguiu em frente, e continuam lançando grandes discos, buscando sempre inovar, dando continuidade ao legado de Chico. E ele, através de sua música, permanece vivo em corações e mentes de quem entendeu seu recado.

Viva Chico Science!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Especial PCP – 15 Anos Sem Chico Science

  1. Pingback: Vídeo – Chico Science & Nação Zumbi @ Abril Pro Rock (1996) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

  2. Pingback: Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama Ao Caos (1994) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s